terça-feira, 13 de março de 2012

Para 2ºs éries: A – B –C –D –E:

SOLUÇÕES HOMOGÊNEAS ou simplesmente  SOLUÇÕES:

É a mistura de 2 ou mais componentes
Uma solução é formada pela união de 2 ou mais substâncias, que se misturam, portanto consideradas homogêneas.
Em uma solução sempre teremos SOLUTO e SOLVENTE, sendo:
· SOLUTO: o que será dissolvido ou estiver em MENOR quantidade
· SOLVENTE: o que irá dissolver ou estiver em MAIOR quantidade

A água é considerada um solvente universal porque dissolve a maioria das substâncias.

SOLUBILIDADE:

Uma propriedade importante da água é sua ação solvente.
Ela interage com muitos sólidos, líquidos e gases, dissolvendo-os. Alguns se dissolvem em quantidades apreciáveis, como o cloreto de sódio (NaCL = sal de cozinha). Outros, em quantidades tão diminutas que são considerados "insolúveis", como exemplo o carbonato de cálcio (CaCO3).

SOLUBILIDADE = EXTENSÃO DA DISSOLUÇÃO:

A extensão em que uma substância se dissolve em outra é expressa pela quantidade máxima de soluto que pode ser dissolvida em certa quantidade de solvente.

Todo soluto possui um coeficiente de solubilidade = Ks.

O Ks indica quanto do sal consegue se dissolver em 100 gramas de água.
Todos os valores de Ks tabelados sempre foram feitos nesta quantidade de água e na CNTP.
CNTP = condições normais de pressão e temperatura, onde a pressão é: 760 mmHg (milímetros de mercúrio) ou 1 ATM (atmosfera) e a temperatura é 25ºC

EXEMPLO: Na CNTP o Ks do sal de cozinha é 36 gramas, ou seja, isto quer dizer que em 100 gramas de água o máximo que consegue se dissolver deste sal é 36 gramas, portanto:
Em 760mmHg ou 1ATM e a 25ºC, dissolvemos 36 gramas de sal de cozinha em 100 gramas de água e se a pressão ou a temperatura for alterada com certeza o valor do Ks também seria alterado.


Quando se prepara uma solução podemos classificá-la em
· INSATURADA
· SATURADA
· SUPER-SATURADA ou
· SATURADA COM PRECIPITADO OU CORPO DE FUNDO,
Sendo o Ks do sal que determina a classificação desta..
Sempre teremos uma:

*SOLUÇÃO INSATURADA quando o valor do sal usado for MENOR que o KS do sal

*SOLUÇÃO SATURADA quando o valor do sal usado for IGUAL ao valor do KS do sal

*SOLUÇÃO SUPER-SATURADA quando o valor do sal usado for MAIOR que o valor do Ks do sal, sem existência de precipitado (corpo de fundo)


A solução SUPERSATURADA é muito instável, pois geralmente quando se coloca um valor acima do Ks, o sal que está em excesso fica disperso na solução e não consegue se perceber que o excesso não dissolveu, porém qualquer ventilação ou sacudida no frasco podem fazer com que o valor em excesso se DEPOSITE no fundo do frasco, então neste caso passamos a ter uma SOLUÇÂO SATURADA COM PRECIPITADO ou CORPO DE FUNDO..

Quando temos uma solução SUPER-SATURADA e fazemos questão que o excesso se deposite no fundo, podemos acrescentar na solução o GÉRMEN DE CRISTALIZAÇÂO.

Germén de cristalização é sempre um grão do sal usado mais grosso, ou seja, é um grão do sal grosso do mesmo sal usado para preparar a solução.

EXEMPLOS:
Sabendo que o Ks do sal de cozinha (NaCl) é 36 gramas:

a) Se preparei uma solução de 100 gramas de água com 20 gramas de sal, então tenho:
UMA SOLUÇÃO INSATURADA

b) Se preparei uma solução de 100 gramas de água com 36 gramas de sal, então tenho uma SOLUÇÃO SATURADA

c) Se preparei uma solução de 100 gramas de água com 60 gramas de sal, observando-se formação de precipitado, então tenho uma SOLUÇÃO SATURADA COM PRECIPITADO.

d) Se preparei uma solução de 100 gramas de água com 50 gramas de sal, então devo dizer que terei 2 condições, porque não houve comentário da formação de precipitado, então devo dizer que tenho:
         SOLUÇÃO SUPER-SATURADA ou SATURADA COM PRECIPITADO, porque toda solução supersaturada é instável podendo ocorrer a formação de precipitado quando menos se espera..



EXERCÍCIOS EXEMPLOS:
1) Sabendo que o Ks de um sal é 50 gramas e sabendo que se preparou uma solução com 500 gramas de água e 230 gramas de sal, que tipo de solução é essa?

RESPOSTA: O problema não fala, mas devemos lembrar que o Ks sempre é tabelado em 100 gramas de água, portanto basta usar a regra de três, então:

50 gramas sal (Ks)  =  100 gramas água
x gramas sal           =   500 gramas água

            x . 100  =  50 . 500 ------------> x = 25000 /100  = 250 gramas,

então,  aqui calculamos que quantidade de sal saturaria 500 gramas de água, no caso seria 250 gramas, mas a solução foi preparada com 230 gramas de sal então este valor é MENOR que 250, então será uma solução INSATURADA

2) Sabendo que o Ks de um sal é 35 gramas e sabendo que se preparou uma solução com 600 gramas de água e 210 gramas de sal, que tipo de solução é essa?

RESPOSTA:
 35 gramas sal (Ks)  =  100 gramas água
  x gramas sal           =   600 gramas água

                        x . 100  =  35 . 600

                        x = 21000 /100 = 210 gramas , isto é o que satura 600 gramas de água, e como foram colocadas 210 gramas de sal , como é o mesmo valor do Ks, então a solução é SATURADA

3) Sabendo que o Ks de um sal é 22 gramas e sabendo que se preparou uma solução com 800 gramas de água e 200 gramas de sal, que tipo de solução é essa?

RESPOSTA:
22 gramas sal (Ks)  =  100 gramas água
x gramas sal           =   800 gramas água

x . 100  =  22 . 800
x = 17600 / 100
x = 176 gramas sal, isto é o que satura 800 gramas de água e como foram colocadas 200 gramas de sal, este valoe é maior que 176 gramas, então tenho uma solução SUPER-SATURADA ou SATURADA COM PRECIPITADO


Nenhum comentário:

Postar um comentário